Todos nós um dia já nos questionamos sobre a existência das sociedades secretas. O profundo envolvimento da Igreja Católica na história. Os rituais maçons. Os Illuminati. Enfim, hoje vamos falar de tudo isso e tentar entender as lendas e os fatos. Há algum tempo atrás, quando assisti o Código da Vinci, logo no início do filme, o professor Robert Langdon apresenta alguns símbolos, desafia a plateia a adivinhar o que eles são, e na verdade, sempre há uma história ou um símbolo antigo por trás de outro determinado símbolo. Vamos ao que interessa, boa leitura!
O que é uma sociedade secreta? É uma associação de iniciados que tiveram acesso a certos mistérios e que acreditam que estes segredos não devem ser compartilhados com as demais pessoas, por elas serem incapazes de compreendê-los. (simples e resumido. Fonte: Wikipédia)
Então, vamos para as ORDENS INICIÁTICAS.
As Ordens Iniciáticas caracterizam-se por três manifestações: A Tradição, a Iniciação e o Sigilo.
A Tradição, única, transcendente, é transmitida de mestre a discípulo. Trata-se dum conhecimento não-racional, intuitivo, presente em todo o ser humano, mas que deve ser despertado pela filiação espiritual e pela Iniciação.
A Iniciação assegura a transmissão da Tradição. Ela é a um só tempo um início para aquele que entra na Senda e um retorno à origem, ao princípio, graças ao influxo espiritual que passa do Iniciador para o Iniciado e o transmuta num discípulo da Luz. Este processo tem várias exigências: a presença do candidato, a transmissão dos símbolos e de uma força espiritual durante a Iniciação e, na continuidade, o trabalho interior do Iniciado, que tem a missão de fazer germinar a semente que recebeu.
O Sigilo mostra-se necessário para garantir a proteção dos ensinamentos e rituais. Visa preservar a integridade e a eficácia dos ensinamentos, a fim de reservar o seu acesso aos que buscam e o merecem. Assim o Sigilo é o interior oculto que o ser humano, em busca da sua unidade, deve procurar e descobrir por si mesmo. Devido à esse sigilo é que as ordens iniciáticas são também chamadas de "Sociedades Secretas".
![]() |
(Clique na imagem para ampliar) |
Entende-se por sociedade secreta um grupo numeroso de pessoas, que se caracteriza por manter reuniões estritamente limitadas a seus adeptos, e também por manter o mais absoluto sigilo a respeito das cerimônias e dos rituais que praticam, onde se manifestam os símbolos que a caracteriza e distingue das demais. As finalidades destas sociedades ditas "secretas" são as mais variadas: políticas, religiosas, filosóficas e espirituais.
As "Sociedades Secretas" mais populares são a Maçonaria e a Ordem Rosa Cruz, porém, em cada época, em cada civilização, em distintos momentos e circunstâncias da evolução da raça humana, existiram diversas outras Ordens Iniciáticas, Ordens Secretas, Lojas, Confrarias, Monastérios, Escolas filosóficas, Escolas de Mistérios, que contribuíram para o aperfeiçoamento do gênero humano. (Fonte: Magia Dourada)
Veremos agora, sobre algumas das maiores e mais conhecidas sociedades secretas. (Vou resumir pra não ficar muito extenso, caso se interessarem por algum dos artigos, podem pesquisar mais sobre ele)
O. T. O. - Ordo Templi Orientis

Grupo Bilderberg
Embora não seja considerado uma sociedade secreta em si, o Grupo Bilderberg traz consigo muitos mistérios e conspirações. Fundado em 1954, trata-se de um grupo cujas dezenas de pessoas são ricas e influentes, que se reúnem anualmente em hotéis na Europa ou nos EUA. Mesmo que a maioria das pessoas saiba o local e dia dessas reuniões, o conteúdo dela jamais foi revelado, sendo que os participantes mantém aquilo que foi conversado em sigilo absoluto, criando uma série de conspirações à respeito do grupo. Muitos afirmam que o Grupo Bilderberg tenha alguma relação com os Illuminati.
A Mão Negra

A Ordem dos Assassinos

Os Cavaleiros do Círculo Dourado

A Sociedade de Thule
.jpg)
Skull and Bones


Os Filhos da Liberdade

Ordem Rosa-Cruz - AMORC

Leia mais no site Magia Dourada, clicando AQUI.
Leia mais sobre a Ordem Rosa-Cruz no site Wikipédia, clicando AQUI.
Cavaleiros Templários
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, mais conhecida como Ordem dos Templários, Ordem do Templo ou Cavaleiros Templários (algumas vezes chamados de: Cavaleiros de Cristo, Cavaleiros do Templo, Pobres Cavaleiros, etc), foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria. A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. O sucesso dos Templários esteve vinculado ao das Cruzadas. Quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à Ordem reduziu-se. Rumores acerca da cerimônia de iniciação secreta dos Templários criaram desconfianças, e o rei Filipe IV de França profundamente endividado com a Ordem, começou a pressionar o Papa Clemente V a tomar medidas contra eles. Em 1307, muitos dos membros da Ordem em França foram detidos e queimados publicamente. Em 1312, o Papa Clemente dissolveu a Ordem. O súbito desaparecimento da maior parte da infra-estrutura europeia da Ordem deu origem a especulações e lendas, que mantêm o nome dos Templários vivo até aos dias atuais.
Para ler mais sobre os Templários no site Magia Dourada, clique AQUI.
Para ler mais no site Wikipédia, clique AQUI.
Ordem DeMolay

Para ler o artigo da Ordem DeMolay no site Magia Dourada, clique AQUI.
Para ler mais no site Wikipédia, clique AQUI.
Ku Klux Klan
Ku Klux Klan (também conhecida como KKK) é o nome de várias organizações racistas dos Estados Unidos que apoiam a supremacia branca e o protestantismo em detrimento de outras religiões. A KKK, em seu período mais forte, foi localizada principalmente na região sul dos Estados Unidos, em estados como Texas e Mississipi. Uma coisa que chama a atenção sobre esta seita são as roupas usadas por seus membros. Veja a foto:

Podemos perceber na túnica branca, o símbolo da KKK.
O mais engraçado sobre essa vestimenta, é que essa mesma túnica branca (sem o símbolo da KKK) e esse chapéu eram usados há muito tempo por padres espanhóis. Até hoje, penitentes católicos usam essas roupas para participar das procissões em Sevilha. Observe a foto a seguir:
Essa foto foi uma dentre muitas, publicadas pela revista Veja, durante a semana santa na Espanha em 2012. Leia o que a revista descreveu: "Cenas de Páscoa na Espanha - Durante a Semana Santa acontecem centenas de procissões onde fiéis carregam imagens de santos centenárias pelas ruas das cidades espanholas. Os penitentes, ou nazarenos, vestem trajes com cores diferentes que representa cada grupo, mas em geral é uma longa túnica que não mostra nenhuma parte do corpo, e um chapéu pontudo para cima"
Illuminati
Na cultura popular e no mundo das teorias da conspiração selvagem e estranho, nenhuma organização secreta tornou-se tão conhecido como os Illuminati, que têm feito freqüentes aparições em livros, filmes e televisão. O grupo, como é popularmente entendido é mais ou menos um mito, mas a lenda que remonta a uma organização real que existia na Alemanha no final de 1700. Na época, os membros do grupo apresentaram-se como uma ordem de iluminados pensadores livres. A imprensa se virou contra eles, e chegou a ser considerado por muitos como uma força subterrânea de dissidentes com intenção de derrubar o governo, e foram mesmo acusados de incitar a Revolução Francesa. O grupo se desfez logo em seguida, mas sua influência se manteve forte, e por anos após a sua dissolução tinham rumores de ainda estar funcionando em algum lugar nas sombras. A Ordo Illuminatorum ou Ordem Illuminati é uma instituição iniciática, filosófica, filantrópica e religiosa. Nos seus fundamentos estão segredos específicos, formando uma sociedade baseada no sigilo e na obediência. A Illuminati é uma associação animada por dois princípios: igualdade e justiça. Toda sua manifestação é baseada nestas duas premissas que são geradoras de luz para a humanidade. A Ordem, composta de 13 graus, baseados nos ritos de natureza maçônica, templária e nos antigos mistérios, se propõe a levar o mundo a uma Nova Ordem Mundial e para isso conta com as forças motrizes da sociedade como um todo, independente de ideologias e religiões. Sua filosofia é baseada nos mais puros princípios morais, sem esquecer os ensinamentos dos grandes mestres de todos os tempos. Todo iluminado é formado de modo a oferecer o máximo de si, para todos. Sua única vinculação é com a verdade inscrita no templo chamado Natureza.
Os Illuminti ganharam mais fama ao serem expostos no livro (e depois filme, baseado na obra) de Dan Brown, "Anjos e Demônios", onde estariam infiltrados dentro do próprio Vaticano. Podemos dizer que um dos símbolos mais intrigante é o letreiro Illuminati, sua própria marca, afinal, visto de pé e visto de ponta-cabeça, é totalmente igual. Veja abaixo:
Para ler o artigo sobre os Illuminati no site Magia Dourada, clique AQUI.
Para ler mais sobre os Illuminati no site Wikipédia, clique AQUI.
Maçonaria
Finalmente, uma das sociedades secretas mais famosas e intrigantes do mundo. Mistérios que envolvem o número 33, a religião, a política e o mundo. Também ganhou mais fama e "popularidade" após Dan Brown publicar o livro "O Símbolo Perdido" descrevendo a maçonaria nos Estados Unidos.
Embora sejam menos influentes e secretos hoje do que eram antes, os maçons continuam a ser uma das organizações fraternas mais famosos no mundo, com uma adesão de 5 milhões de pessoas. O grupo foi fundado oficialmente em 1717, mas os documentos relativos à sua existência data de 1300. Ele foi originalmente criado para ser uma irmandade, cujos membros compartilham certas idéias filosóficas fundamentais, entre eles a crença em um ser supremo. O grupo salienta retidão moral, e como tal muitos dos capítulos se tornaram conhecidos por seu trabalho de caridade e serviço à comunidade. Apesar destas práticas aparentemente inofensivo, os maçons não estão sem seus críticos. Os teóricos da conspiração, há muito tempo, acham que eles estão envolvidos em práticas ocultistas abomináveis. Igrejas de todas as denominações também criticaram a organização, seus ensinamentos morais e crenças espirituais esotéricas. O objetivo da Maçonaria é sobretudo a fraternidade, cujos membros compartilham algumas ideias filosóficas fundamentais, como a crença a algo maior. Mas como a maioria das sociedades secretas, a Maçonaria não escapa das conspirações. Muitos acreditam que em seus graus mais elevados há a prática de rituais de magia negra e ocultismo.
Ao lado, o símbolo maçônico, o esquadro e o compasso. As vezes também é encontrado sem a letra G.
Lema maçom: "Igualdade, Liberdade, Fraternidade"
Sou gaúcha, e ao ler esse lema, lembrei-me da bandeira Rio-grandense. A bandeira teve os primeiros esboços desenhados por rebeldes durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845) mas SEM O BRASÃO.
O brasão é circundado por um lenço das cores do estado (verde, vermelho e amarelo). Sob o brasão, lê-se: "Liberdade, Igualdade, Humanidade", o qual tem origem na MAÇONARIA e na Revolução Francesa. Como o brasão é da mesma época dos farrapos, foi incluído a escrita "República Rio-Grandense", junto com a data da revolução farroupilha. Acredita-se que o brasão tenha sido desenhado pelo padre Hildebrando de Freitas Pedroso e aperfeiçoado pelo major Bernardo Pires.
Ao lado, o desenho da Alegoria Farroupilha, desenhado pelo padre Hildebrando, que provavelmente deu origem ao brasão de armas. Cline na imagem para ampliar e observe os símbolos maçônicos contidos nela, como o olho que é uma espécie de sol e os triângulos (ou pirâmides?) logo abaixo.
Peguei o exemplo da bandeira do Rio Grande do Sul porque foi uma coisa que havia me deixado surpreendida e porque faz parte da minha história, e também para que vocês possam ter uma noção da tamanha influência maçônica em todo o mundo. *
Sei que o post de hoje foi cansativo, assim que der, com certeza terá mais coisas sobre livros e todas essas coisas que eu adoro *-* ATÉ BREVE!
*Não vou tolerar comentários ofensivos com relação ao Rio Grande do Sul. Só usei um exemplo. Antes de falar qualquer coisa, procure conhecer a sua história, do seu estado e do seu país. Obrigada!
CRÉDITOS e FONTES:
E claro, toda a utilidade do Wikipédia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário